Mas afinal, o que é o marketing institucional?
Marketing institucional é quando uma marca investe em ações de comunicação para falar sobre sua essência, porque ela existe, qual é sua missão e propósito, em que a marca acredita, quais são seus atributos, quais são os benefícios que elas geram na vida das pessoas.
Por que investir em marketing institucional?
O principal benefício de investir em marketing institucional é estreitar o relacionamento com o público, demonstrando o valor que a marca agrega em sua vida.
Devido ao atual momento delicado de nossa economia, algumas empresas acreditam que devam direcionar todo o investimento em ações de venda e promoção de seus produtos e serviços, com foco apenas na qualidade ou no preço.
Entretanto, o consumidor informado e dinâmico de hoje, demanda empresas que saibam se posicionar de forma inteligente.
O crescimento do marketing digital
Vivemos hoje num mundo conectado. Em meio a esse cenário, a área de marketing digital vem crescendo.
Um estudo realizado pelo Facebook indica que 3,2 bilhões de pessoas estão conectadas à internet no mundo. Essa pessoas são impactadas a todo o momento com diversos tipos de mensagens.
Há uma projeção de crescimento de mais 15% no investimento em mídias digitais no Brasil até 2019, segundo o estudo Global Entertainment and Media Outlook da PwC.
Os novos consumidores
Com o acesso fácil às informações em qualquer hora e qualquer lugar, os consumidores estão mais exigentes, seletivos e conscientes. Antes de realizarem a compra de um produto ou contratarem um serviço, buscam informações sobre as marcas, principalmente nos canais online.
A pesquisa global Earned Brand da Edelman, que estuda a relação dos consumidores com as marcas, apontou que duas entre três pessoas afirmam que as marcas não estão na direção certa na maneira como se comunicam. Os entrevistados também disseram esperar que as marcas transmitam segurança, as tranquilizem a respeito de suas preocupações e necessidades.
Esses índices demonstram que marcas precisam inovar na forma de se comunicar e se relacionar com esse público conectado e questionador.
Como se comunicar e se relacionar com os consumidores?
As empresas devem promover algumas atitudes.
- Fortalecer a identidade da marca, de forma a refletir a cultura da organização e sua estratégia empresarial por meio de suas ações diárias e canais de relacionamento com o público em geral.
- Estabelecer a personalidade da marca para se tornar memorável, interessante e conquistar seu público. Se sua marca fosse uma pessoa, como ela seria?
- Diversificar suas ações de marketing para se diferenciar da concorrência. Quando não se pode competir por preço ou qualidade, é necessário se destacar no relacionamento.
- Focar os esforços de comunicação aonde o público está: nas mídias digitais.
- Estabelecer diálogo com seu público, envolvendo-o em suas ações e gerando conteúdo útil.
- Criar ações para o público interno, pois os colaboradores de uma empresa são os primeiros consumidores, pois eles irão recomendar sua marca.
A realização de todos esses esforços, de forma integrada e planejada, irá refletir um marketing eficiente, capaz de promover resultados rápidos provenientes das ações nas mídias digitais, porém que crescerão e se sustentarão a longo prazo devido a construção de uma marca forte que conquistou a confiança de seu público.
Possuir uma marca forte e com reputação positiva através do investimento em marketing institucional é ter vantagem competitiva.