A criação de uma marca forte no mercado é essencial para as empresas, tendo em vista o cenário cada vez mais competitivo. 

Como podemos fazer uma marca conhecida e admirada? 

É essência escolher uma consultoria de marketing que seja especializada em construção de marca e que possa conduzir o processo que envolve algumas etapas: 

1. A primeira etapa se deve à vontade de seus donos e dirigentes, pois eles precisam estar envolvidos diretamente neste processo. É preciso reunir todas as informações sobre suas raízes, origem, histórico, visão, valores e sua personalidade, além de colocar muita vontade para o sucesso desta importante etapa. Então, quando falar da sua empresa, pense: O que a sua empresa faz que emociona você? Porque acordar todos os dias e executar o seu trabalho? 

2. A segunda etapa é desafiadora. É preciso estabelecer claramente aonde se quer chegar. É necessário ter visão de futuro e paixão pelo objetivo final. E, principalmente, saber o que a sua empresa realmente faz para alcançar esses objetivos. Um grande exemplo é a Apple. Seu criador, Steve Jobs, tinha uma paixão por um objetivo claro, sabia exatamente o que queria criar e aonde queria chegar. 

3. Após tornar esses pontos conscientes, a terceira etapa que é definir, em conjunto com a consultoria de marketing, um posicionamento de marca para destacar e fortalecer o nome da empresa e seus produtos no mercado, montar um plano de marketing de acordo com os objetivos da empresa, definir uma linha editorial para as ações de comunicação.

Vantagens de fortalecer a marca

Todo esse trabalho irá promover uma nova cultura de marca que será refletida em todas as ações da empresa, sejam campanhas de vendas, campanhas institucionais, relacionamento com clientes e fornecedores, etc. 

Definir uma nova cultura de marca é dar vida a estratégia de marketing de maneira a fortalecer a imagem da empresa, agregando o uso de suas “armas”, técnicas, ferramentas e pessoas.

Eu sempre costumo dizer aos meus clientes que, nesse processo de renovação de sua empresa, é preciso usar o EPI (Energia, Presença, Intenção). 

O planejamento estratégico como parte do processo 

Um projeto como esse precisa de acompanhamento constante da parte do cliente, pois a consultoria de marketing tem que conhecer a essência da empresa. O planejamento ajuda a prever e/ou corrigir os desvios que aparecerão. Assim como, tem o papel de confrontar o que foi planejado com o realizado. 

Como ofertar seus produtos e serviços? 

É preciso estar atento se sua empresa está de fato oferecendo aquilo que os clientes necessitam e desejam. Os clientes querem ter certeza de que seus interesses são compreendidos, pois assim ele se identifica com sua empresa e se torna um grande defensor da sua marca.

 

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